Imagem capa - Dúvidas sobre Ensaio Newborn por Carolina Langanke
Ensaio Newborn

Dúvidas sobre Ensaio Newborn





Vamos falar sobre Ensaio Newborn???


O ensaio newborn tem ganhado cada vez mais destaque na agenda dos pequenos! Não é um ensaio ƒácil de fazer e por isso requer um fotógrafo extremamente capacitado para esse momento! Imagina o que deve ser pra uma mãe que acabou de conhecer sua maior riqueza, seu mais puro amor, entregá-lo aos cuidados de alguém que ela geralmente só conhece no dia da sessão de fotos???? Não deve ser nada fácil.... por isso que quando o bebê chega no meu estúdio, sempre explico que o pais podem e devem ficar a vontade, e que minha atenção dali pra frente será única e exclusivamente para o bebê! Isso de verdade importa pra mãe e a deixa mais segura!

Eu tenho a grande "bonança" de ser fisioterapeuta e ter experiência de trabalho de quase 10 anos com recém nascidos de risco! Isso me deixa bem a vontade nesse universo dos pequeninos e segura de que posso fotografar com qualidade, respeitando a anatomia e fisiologia, e sempre visando a segurança deles.


E neste post selecionei algumas perguntas suuuuper frequentes que recebo sobre a fotografia newborn. Espero de coração tirar algumas dúvidas sobre o tema, desmistificar algumas teorias erradas sobre isso e encorajar pais que desejam ter esse registro dos primeiros dias do seu bebê.

Então.... vamos as perguntas?


1) Qual o período para fazer o ensaio?: O ideal é do quinto ao décimo segundo dia de vida. Fase em que eles dormem por períodos maiores e toleram melhor o posicionamento. Conseguimos fazer até 15 dias no máximo. Após isso, recomendo aguardarmos o ensaio de 3 meses.


2) Qual a diferença entre Newborn lifestyle e Newborn emestúdio? Basicamente que o “Lifestyle” é realizado na casa do cliente, e tem como objetivo registrar os primeiros dias do RN no contexo e cenário em que ele está inserido, registrando todos os sentimentos que o rodeiam nesse momento. O newborn em estúdio nos presenteia com a perfeição e pureza de imagens lindas, com luz planejada e uma série de lindos adereços que só conseguimos usar em estúdio.


3) Qual a duração do ensaio: Quem comanda o ensaio é obebê. Pela minha experiência, já consigo prever o fluxo natural de um ensaio newborn, e planejar as poses de forma que sejamos o mais ágil possível. Porém... o ritmo quem dita de verdade é o bebê, que ocasionalmente vai precisar mamar, ter sua fralda trocada, ou mesmo ser ninado por alguns minutos.


4) Sobre acompanhantes no ensaio: Precisamos de um ambiente tranquilo e sereno, e nada que cause stress no RN. Sempre gosto de registrar os pais, e pra isso peço que eles venham com blusas neutras, de preferência branca ou preta. Dessa forma os pais fazem “fundo” e o bebê aparece ainda mais.


5) E sobre as poses durante o ensaio?: Volto a dizer que em todos os momentos o mais importante é a segurança do bebê... tendo isto em mente faremos poses que não ofereçam nenhum risco com relação a isto. Costumo dizer que o bebê só tolera o que é confortável, e eu só tolero o que fôr seguro pra ele.


6) A alimetação da mãe influencia? Se o bebê estiver mamando sim. E muito! Para evitar cólicas, peço que as mães evitem pelo menos 48 horas antes do ensaio, a ingestão de cafeína, chocolate, chá e refrigerantes, frutas ácidas como laranja, limão e tangerina, alimentos que provoquem gases como feijão, repolho, cebola, leite de vaca entre outros, e alimentos gordurosos.


7) Preparo do bebê: No momento do ensaio ele deve estar bem alimentado e começando a dormir. Ninguém melhor do que amãe para planejar a melhor forma disto acontecer.


8) Sobre a saúde do bebê, das pessoas que o acompanham e do fotógrafo: Fácil imaginar que TODOS precisam estar gozando de perfeita saúde. E durante o ensaio, constantemente devem usar álcool gel para a higiene completa das mãos.


9) Sobre o uso da chupeta: Normalmente facilita muito o desenvolvimento da sessão de fotos, pois o ato reflexo de sucção é uma atitude natural do RN. Porém sempre falo aos pais que fiquem muito a vontade quanto ao uso ou não desta ajuda.


10) Informações específicas sobre o ensaio newborn LIFESTYLE:


  •  A temperatura ambiente deve estar entre 27 e 30 grausCelsius. Costumo dizer que qualquer um no ambiente pode sentir calor, porém o RN jamais pode sentir frio.

  • Neste tipo de ensaio não vamos ter cenários perfeitos, nem poses elaboradas em cestos ou puff, nem tudo mais que  usamos em estúdio. Vamos ter o ambiente em que o bebê vive e imagens lindas e reais desse contexto.

  • Levo os wraps coloridos para envolver o bebê, cestinhos e algumas mantas. Tudo previamente lavado com sabão neutro. Brinquedos e cenários usados são os do próprio bebê. Pais e familiares próximos podem participar, sempre lembrando que o foco do ensaio é o RN.


11) Informações específicas sobre o ensaio newborn em estúdio:

  • Mediante a marcação da data, seleciono a paleta de cores e o material a ser usado no dia do ensaio, como os wraps,cestinhos e algumas mantas. Tudo será previamente lavado com sabão neutro.
  • Pais, irmãos mais velhos, ou outra pessoa importante para a família, podem sim participar. Sempre lembrando que o foco do ensaio é o bebê.
  • No estúdio teremos iluminaçao planejada, wraps de quase todas as cores e diversos props para usar no momento doensaio. E sempre mantemos a convicção de que o mais importante é a segurança e o conforto do bebê.# Observação IMPORTANTE: Tanto o newborn lifestyle quanto o newborn em estúdio geram lindas imagens, porém em contextos totalmente diferentes. O que peço sempre é que os pais escolham o resultado que querem receber. Não consigo fotos com resultado de estúdio na casa da família, nem o inverso disso.


12) Mais dúvidas?
Qualquer outra dúvida pode ser tirada por email ou por whatsapp diretamente comigo! Meu compromisso com a arte do newborn é estar 100% dedicada em conseguir as mais belas imagens do recém nascido e com total segurança. Sempre visando o bem estar dele.



Beijos, Carol Langanke.